Quais são os Graus da Acne e Como Cuidá-los?

 

Como já informado anteriormente, a acne possui cinco estágios, que são distinguidas pelo grau das lesões encontradas na pele. Neste caso temos:

  • Comedônica
  • Pápulo pustulosa
  • Nódulo cística
  • Conglobata
  • Fulminans

Graus

Comedônica: O estágio 1 mais conhecido como comedônica,  é a onde está as lesões menos graves,  pois os cravos não estão inflamados.  Aliás, neste grau não é encontrada nenhuma inflamação.

Mesmo sendo um grau menos severo, a sub níveis que o diferenciam,  não pela severidade das lesões como é encontrado em outros estágios,  mas sim na quantidade de lesões encontradas na mesma área.

Por exemplo, temos o grau 1 ou moderado, é um sub nível considerado leve, pois conta com poucos comedões, que seriam como cravos.

A incidência nesse estágio são de lesões sem inflamação, ou seja são apenas cravos chamados comedões (por isso o nome do estágio é comedônica).

No sub nível moderado é encontrado três tipos de comedões:

 

  • Micro comedão
  • Comedão fechado: que seria considerado o cravo branco, pois se torna uma lesão esbranquiçada.
  • Comedão aberto: que seriam facilmente eliminados, que chamamos de cravos pretos, mas sem o devido cuidado podem inflamar.

Public Relacionado: Como acabar de vez com a acne! 

 

Papulo-pustulosa: estágio 2 mais conhecido como papulo pustulosa, onde estão as lesões inflamadas, com possíveis bolsas de pus e elevações avermelhadas no rosto. Esse estágio pode ser localizado tanto no rosto como nos ombros e costas do paciente.

 

Pequenas inflamações pápulo-pustosas

 

Nódulo cística: estágio 3 onde já surgem comedões, pústulas e pápulas superficiais e profundas, coleções grandes e inflamadas.

Normalmente são geradas quando as lesões da acne rompem a parede do folículo, onde está sendo produzido pelo e acabam formando nódulos. Conforme os crescimentos desses nódulos acabam se tornando maiores e dolorosas, cheios de pus recebem o nome de cisto.

 

Conglobata: estágio 4 onde as lesões são consideradas graves e inflamatórias, pois os nódulos com pus aparecem em maior quantidade.  Essas lesões com pus se unem formando túneis drenagem, por isso é normal vermos uma grande quantidade junta no mesmo lugar.  A gravidade das lesões é tamanha que podem alcançar até a região glútea, formando cicatrizes e até mesmo queloides.

 

Fulminans:  É que a fase mais grave da acne, mas é considerada rara. Causa febre, o aumento de células de defesa no sangue e dor nas articulações. No tratamento, são utilizados antibióticos para uso tópico, para que combatam as bactérias formadoras da acne. Lembre-se que somente o médico pode realizar a avaliação e o tratamento desta fase da doença.

Classifique este artigo

Gostou? Compartilhe este artigo 👆👆👆

Últimos Artigos:

Deixe um comentário